07/2020 a 02/2021
Juliana Sakai, Marina Iemini Atoji, Manoel Galdino
O Transparência Algorítmica realizou um mapeamento inédito acerca das tecnologias de Inteligência Artificial em uso pelo poder público em 2020 e analisou, em parceria com organizações, possíveis riscos à privacidade, direitos e liberdades civis nessas ferramentas. Também produziu uma estrutura de avaliação multissetorial do uso de IA pelo estado para contribuir com o monitoramento de órgãos públicos de fiscalização e da sociedade civil.
O levantamento no âmbito do Executivo federal foi feito por meio de questionário desenvolvido em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do NIC.br. O questionário foi enviado pela CGU aos 319 órgãos sob sua alçada, recebendo mais de 200 respostas, e via Lei de Acesso a Informação aos órgãos do Legislativo e Judiciário à nível federal e ao Tribunal de Contas da União.
Além disso, com apoio da Northwestern University, a iniciativa desenvolveu um algoritmo de busca automatizada nos portais oficiais do governo federal por menções ao uso de sistemas de IA. Assim, além de identificar as tecnologias em uso, foi criado um modelo para a sociedade civil monitorar novas IAs contratadas.







